
Por Alexsander Gomes de Mesquita Almeida
O centro cultural Oscar Niemeyer foi construído pelo Governo do estado de Goiás, utilizando 26 mil m² e com o valor de R$ 60 milhões, foi inaugurado dia 30 de março de 2006. Apesar de sua inauguração em 2006 o centro cultural continua parado e interditado, varias alegações surgiram sobre a obra parada, mais o que sabemos, é que até hoje o espaço não está disponível para a sociedade.
O centro cultural hospeda um teatro, um museu, uma biblioteca e um monumento aos Direitos Humanos.
Dia 27 de março desse ano aconteceu o ROCK PELO NIEMEYER, uma mobilização para abertura do centro cultural, um trio elétrico saiu da praça cívica onde seguiu até o teatro, com varias apresentações de bandas locais protestando pela reinauguração do Niemeyer, mostrando que aquele paradigma que rock é destruição, baderna e arruaça, não é que elas defendem em suas melodias.
O objetivo de toda a população artística e de apreciadores da cultura de Goiânia é que o Centro Cultural torne-se uma verdadeira alternativa para que sejam realizados eventos culturais de todas as naturezas e não continue sendo apenas o "Elefante branco" que se tornou nos últimos anos. O centro possui uma estrutura digna de ser reconhecido como um dos grandes espaços culturais do Brasil, se não fosse pelo abandono e descaso. E com esse abandono a obra vem sofrendo degradações, tanto pela falta de cuidados e reforma como de vândalos que aproveitam do abandono do lugar.
A população e artistas demonstram que é possível fazer proveito do espaço de uma forma organizada e correta, apenas no intuito de gerar diversão, abrir espaços para artistas goianos e de outros estados e levar cultura com qualidade com excelente estrutura para a população goiana.

Nenhum comentário:
Postar um comentário